quarta-feira, 21 de maio de 2014

DICAS DE DACHAU

Este mês a dica e o scrap são sobre DACHAU!

Dachau foi a primeira cidade alemã a ter um campo de concentração. Ela fica a aproximadamente vinte minutos de trem de München (Munique). Este não será um passeio agradável, pois o que tem para fazer em DACHAU é visitar seu antigo campo de concentração. Mas, levando em conta a historia da humanidade, este passeio é imperdível. Dos campos de concentração que conheci até hoje, este foi o que mais gostei, se é que tem como gostar. É que este é bem completo. 



Ele tem a parte do museu, que conta a historia do lugar, muitas fotos e filmes falando sobre os acontecidos e até documentos relatando as experiências que os nazistas faziam com os prisioneiros. 


Lá você anda pelos antigos alojamentos, com as camas ainda originais, passa dentro da câmara de gás (sensação nem um pouco agradável) e visita os fornos (crematórios). Dá para ter uma ideia real do que acontecia lá, por isto indico este campo de concentração.


Logo que você entra (a entrada é gratuita), tem aquela frase na porta de ferro, escrita “ARBEIT MACHT FREI”, que significa "O trabalho liberta". De arrepiar...  


O campo foi construído em uma antiga fábrica de pólvora e foi onde 200 mil pessoas foram presas e destas 32 mil mortas. Apesar deste número altíssimo de mortos, não há registros de que a câmera de gás foi realmente usada... será?! 

Para a página dele que fiz, usei tons mais sóbrios e vermelho. Coloquei um papel de escrita antiga para o fundo e achei que combinou com o lugar. De resto, um pouco de carimbos, juta, decotapes, botões e bailarinas para dar uma quebrada. Fiz a página ficar interativa, colocando o mapa atrás das fotos.



O restante das fotos coloquei em refil, olhem como ficou! 



Gostaram?
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário